quarta-feira, setembro 29, 2010

Vinte e Cinco Anos de Sabedoria

Nem sempre conseguimos enxergar as qualidades dos outros. Dentro de cada um há um grande tesouro a ser descoberto, mas só o encontrará quem buscar, quem garimpar com cuidado, sem ferir, de forma que a pessoa possa se revelar. Quando os meus filhotes eram pequenos, li um livro chamado “A Chave para o Coração do seu Filho” que falava sobre como abrimos e fechamos portas no coração das crianças. Lembro-me da afirmativa de que, depois de trancado um compartimento do coração, dificilmente ele será reaberto. Será preciso muito jeitinho, muita perícia.
A Bíblia é como as pessoas nesse aspecto. Você precisa garimpar os tesouros escondidos ali. Às vezes demora para compreendermos o que está lá. Quero compartilhar um texto aqui que só agora consigo compreender. É este aqui: ...como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma (I Pe 3.6). Eu queria muito saber porque Deus instrui as mulheres a se tornarem como Sara. O que tinha ela de tão especial?
Sabemos que todos aqueles que aceitam a Jesus são chamados de filhos de Abraão. Também sabemos que ele foi o Pai da Fé. Na galeria dos herois da fé, ele ocupa um lugar bastante especial. Mas e Sara? Para responder essa pergunta, comecei a estudar a vida dela um pouco mais lentamente. Então li, reli, rabisquei os textos que faziam referência a ela e surgiu uma grande admiração.
Muitos pregadores enfatizam a parte ruim da história de Sara. Isso nem deveria nos impressionar, porque eu mesma muitas vezes enxergo mais rapidamente os defeitos do que as qualidades das pessoas. Não dá para escrever aqui tudo o que descobri, mas falarei um pouquinho do que mais me chamou a atenção.
Abraão recebeu uma promessa de que seria pai de multidões, mas em momento algum a Bíblia diz que Sara estava com ele quando o próprio Deus lhe deu essa notícia. Aliás, aprendi com a minha leitura do livro de Gênesis que Deus fala à autoridade e cabe a ela transmitir aos liderados aquilo que Ele disse. Explico melhor. Quando Deus disse a Adão que ele não deveria comer do fruto, Eva ainda não tinha sido criada. Isso quer dizer que o que ela soube a respeito do fruto e da árvore proibida lhe tinha sido transmitido por Adão e não por Deus. Em momento algum o Senhor repetiu a ordem na frente de Eva.
O mesmo aconteceu com Sara. Abraão recebeu uma promessa e cabia a ele confiar na promessa e fazer sua esposa acreditar. Apesar dos muitos anos de espera, mais de dez, na verdade, Sara acreditou no que lhe dizia Abraão, tanto que resolveu não permitir que fosse frustrada a sua esperança. Daria a ele uma ajuda para ver a promessa cumprida ainda que isso tivesse que ser feito por meio de sua serva Agar.
Sinceramente não sei se eu agiria como Sara. Esperar durante dez anos uma promessa ainda parece ser muito para mim. Acho que eu perguntaria mil vezes ao Ricardo se ele tinha certeza mesmo de que a promessa era para ele, mas Sara não fez isso. Ela simplesmente acreditou e não quis impedir que esta se realizasse. Ela não torturou Abraão, não tentou fazê-lo desistir, não foi a causa de ele duvidar. Quando interveio nesse sentido, foi para tentar ajudar.
Realmente nós mulheres precisamos nos tornar filhas de Sara. Quantas vezes acabamos por desestimular o marido no cumprimento de sua missão. Questionamos, insistimos, tiramos a paz deles até que nos façam acreditar no que nos dizem. E às vezes isso custa!
No final, a promessa se realizou através dela própria, Sara. Demorou vinte e cinco anos, ela já não menstruava mais, Abraão também não funcionava, mas ela não se recusou a fazer parte dessa história. Deus até poderia ter feito diferente, mas penso que, quando Ele deu a promessa a Abraão, sabia que Sara aguentaria esperar tanto e não desestimularia seu marido.
Tomara eu aja como uma filha de Sara!

Um comentário:

  1. Que revelação tremenda!!!!
    É verdade, sempre escutamos as pregações enfatizando Sara como uma mulher que não creu o suficiente e quis dar uma "ajudinha", entretanto hoje posso ver essa história de uma maneira tão diferente e tão comum aos nossos dias, a nossa realidade.
    Já te falei como tenho sido abençoada, continue recebendo do Senhor e derramando em nossas vidas.
    Mil Beijos
    Sua discípula virtual: Ana Cristina

    ResponderExcluir