quarta-feira, setembro 08, 2010

DNA

Embora nem sempre consigamos perceber as nossas semelhanças com os nossos pais, isso é notório para os de fora. Eu, por exemplo, não acho que me pareço nem com o meu pai nem com a minha mãe. Acho que sou uma grande mistura, mas os que me conhecem sempre têm algo a dizer: “você é a cara da sua mãe; você é a cara do seu pai; como você se parece com o seu irmão”!

Todos sabemos do poder da herança genética para o bem e para o mal. Basta fazer um check up para ouvir o médico perguntar do histórico familiar: “Casos de câncer? Diabetes? Pressão alta? Problemas cardíacos”?

Só não nos damos conta da herança espiritual. Bênçãos e maldições também se herdam, embora muita gente diga o contrário, pense que basta aceitar Jesus para estar livre de tudo. Na verdade, aceitar a Jesus é o segredo para ter uma vida garantida no céu. Mas aqui na terra precisamos passar por um processo contínuo de libertação, restauração e transformação. Por isso a Bíblia fala que Aquele que em vós começou a boa obra há de completá-la até o dia de Cristo Jesus (Fl 1.6). Quer dizer, é um processo gradativo, que se desenvolve por partes. A Bíblia também diz: Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Fl 2.12).

Continuo me deliciando com o livro de Gênesis. Fico estupefata quando leio algumas coisas e consigo compreender. A Bíblia chama Noé de homem justo e bom que andava com Deus. No meio de uma geração perversa e corrupta, de um mundo desenfreado tal qual este em que vivemos hoje (ouso dizer que hoje está muito pior!), o Senhor resolveu recomeçar a história através de um homem e de sua família: Noé.

Fiquei pensando na bondade de Deus quando li o texto em que ele diz: Entrarás na arca tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos (Gn 6.18). Que necessidade havia de Deus salvar também as mulheres dos filhos de Noé? Quem garante que elas não eram filhas desses mesmos que Deus queria exterminar? Mas por causa de Noé até suas noras foram salvas. Pense no poder da aliança com Deus para redimir gerações! O Senhor poderia ter recomeçado tudo através de Noé e sua esposa apenas, ou de Noé e seus filhos, mas até as suas noras foram salvas.

Uma história como essa deve nos trazer um grande peso de responsabilidade e um grande alívio ao mesmo tempo. Lá em Atos o Senhor diz: Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa (At 16.31). Ah se realmente conseguíssemos crer na Bíblia! Como nos pouparíamos de tanto estresse!

Sou privilegiada por fazer parte de uma geração de bênção. Meus avós eram cristãos, meus pais são cristãos e eu sei que as minhas próximas novecentas e poucas gerações estão abençoadas por intermédio dessa cadeia maravilhosa. Mas quero muito mais do que isso. Mais do que deixar uma polpuda herança em bens para meus filhos e meus netos, quero deixar muitas riquezas espirituais.


Gosto muito de ler o texto em que Paulo fala da bênção que Timóteo recebeu através de sua avó Loides e sua mãe Eunice. Aliás, esse texto é lindo: Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você (II Tm 1.5). Timóteo herdou de sua mãe e de sua avó uma fé não fingida. Senhor, dá-me essa fé não fingida! E que meus filhos a herdem!

Eu poderia falar muito sobre esse assunto, citando exemplos como de Abraão, Isaque, Jacó, Rute, Raabe e tanta gente, mas paro por aqui, deixando um alerta para que sejamos uma bênção não só por causa de nós mesmos, mas da nossa família e dos que ainda virão.


Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos (Dt 7.9).


Nenhum comentário:

Postar um comentário