segunda-feira, agosto 02, 2010

O Projeto Original

Hoje tive um tempo maravilhoso de meditação na Palavra. Até que enfim! Sabe quando você tem saudades de poder passar um tempo longo para ler devagar, pedacinho por pedacinho, saborear mesmo?


Resolvi ler o livro de Gênesis nos capítulos 1, 2 e 3 e quero compartilhar aqui algumas coisas que aprendi que, creio, serão úteis a nós mulheres.

Quando Deus nos criou, deu a ambos os sexos as mesmas responsabilidades. A ordem foi geral e irrestrita: “crescei, multiplicai, enchei a terra, dominai sobre a terra e os animais”. A mulher auxiliaria o homem nessa função, mas não como uma serva dele, uma encarregada dos serviços que ninguém quer, alguém abaixo no nível de capacidades e habilidades, um capacho mesmo.

Tenho uma forte impressão de que todos nós erramos tentando acertar. Você já pensou nisso? Eu acho mesmo que não somos assim tão maus, tão terríveis. Tentamos acertar, mas no tempo errado, da forma errada, com as estratégias erradas. Como diz a Bíblia: O meu povo perece porque lhe falta conhecimento. Muitas vezes não temos a menor noção de que estamos errando. Falo isso com muita convicção, pois amo de paixão aos meus filhos, mas se eu voltasse no tempo faria muitas coisas diferentes. Por isso não me canso de orar pedindo ao Senhor sabedoria para viver o dia de hoje.

Aonde quero chegar com esse assunto de erramos tentando acertar? No fato de que estamos tentando retornar ao projeto original de Deus a qualquer custo. Queremos ser iguais em direitos e responsabilidades com os homens como já fomos um dia e sem dor. Gostaríamos de ter as mesmas regalias, o mesmo salário, dividir responsabilidades e obrigações. Qualquer mulher tem essa ambição. Quem não gostaria de poder chegar do trabalho e se sentar em frente à televisão para um bom programa enquanto ele faz uma janta quentinha e nos convida a participar já com a mesa arrumada?

Muita coisa se perdeu no processo do pecado, mas o nosso espírito não sabe disso, a nossa alma não aceitará jamais e o nosso corpo sofre.

Hoje estava pensando também no que fizemos com o nosso desejo de conhecimento. A mulher pecou porque desejou ser conhecedora do bem e do mal. Ainda hoje temos um grande desejo de conhecer, de estar muito bem informadas, saber de tudo, dar notícias sobre tudo. Gostamos de saber das histórias com minúcias. Não vale contar por alto. Mas o preço por ser assim é caro. Somos chamadas de fofoqueiras, faladeiras, cricris mesmo. São muitas as piadas sobre o quanto falamos.

Deus nos fez assim: detalhistas, minuciosas, falantes... Se usarmos essa nossa capacidade para o bem será tremendo. Talvez seja por isso que as mulheres têm sido tão eficientes hoje em dia na estratégia da divulgação da Palavra. Não que os homens não o sejam, mas o trabalho deles é bem diferente. Eles estão nos palanques falando para multidões. Nós estamos nas casas, nas escolas, nas empresas, fazendo o trabalho de formiguinha e, diga-se de passagem, muitíssimo eficaz.

Ah, o projeto original. Como quero viver o projeto original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário