terça-feira, julho 27, 2010

Sete Coisas que os Filhos Devem Esperar de Seus Pais

Esta é uma transcrição de uma mensagem do Mike Murdock postada em seu site dia 20 de junho de 2010, que muito me abençoou. Sei que ficará grande o texto, mas, como é muito precioso o conteúdo, recuso-me a resumir. Se pudesse, traduziria a fala, o que seria muito mais rico, mas não dá. Espero que sejam ricamente abençoadas pelo texto. Bjos.


 
Todo filho deve esperar de seus pais (Prov 4:7-9 . Gn 12):
1 – Acesso – O filho deve poder falar com o pai a qualquer tempo, todo tempo e sobre qualquer assunto.
Somos as primeiras pessoas capazes de transmitir informações confiáveis a nossos filhos. Não podemos nos limitar a sermos apenas os que os geramos, mas devemos ser aqueles que compartilham com eles todas as informações de que precisam e que sabem tudo a seu respeito.
As mães são responsáveis por aquilo de que os filhos se lembram, os pais são responsáveis por aquilo em que os filhos creem. As mães podem dar amor, carinho, aceitação, mas são os pais quem transmitem o sistema de crenças.
Tem que haver em nossas casas transmissão de todo tipo de informação de qualidade. Para isso, é necessário haver tempo. Não é suficiente que treinemos nossos filhos. Devemos dar a eles tempo suficiente para que possam acessar o nosso coração e a nossa mente e ter com eles tempo suficiente para acessar seu coração. É muito importante que os filhos possam conversar com os pais, ter tempo juntos.
2 – Conhecimento bíblico. A Bíblia é o mais importante sistema de crenças do mundo.
Os pais devem ter conhecimento bíblico suficiente para transmitir, mas, se não os tiver, deve dizer a seus filhos que irá pesquisar e até mesmo convidá-los a pesquisar juntos. Fale com seus filhos sobre as profecias bíblicas, sobre os valores de Deus. Proporcione em sua casa um ambiente em que informações bíblicas são acessíveis. Seja a voz prioritária na vida do seu filho. Ele precisa saber o que Deus diz, em que você crê, o que você pensa, o que você sabe sobre Deus.
Não permita que ele busque informações no mundo, na Internet, na TV. Seja aquele a quem o filho faz perguntas sobretudo sobre Bíblia. O mundo não é um lugar, mas uma filosofia. Satanás domina o mundo através da filosofia, que é um sistema de crenças que afirma o que importa, o que não importa, o que é correto e o que não é. Faça seus filhos conhecerem a mente de Deus. Pais desenvolvem o conhecimento de Deus em seus filhos.
3 – Ouvidos atentos. Somente ouvindo se poderá entender.
Deixe seu filho falar, falar e falar e ouça, ouça e ouça. Se está havendo problemas de relacionamento, é porque você não tem ouvido o suficiente. A fé vem pelo ouvir. Fomos criados para ouvir a voz de Deus (leia Dt 4:34).
Ouça seu filho com todo o seu ser, ouça totalmente, ouça completamente. Ouça suas dores, suas alegrias, ouça a honra, ouça o conhecimento. Olhe nos olhos do seu filho enquanto ele fala, procure ver o seu espírito, procure ouvir o que não é dito, ler nas entrelinhas, deixe-o conversar. Lembre-se de que você pode não ter outra oportunidade como aquela, então, tente absorver tudo o que puder daquela conversa específica. Desenvolva a efetividade no ouvir. Ouça suas dúvidas, seus medos, suas preocupações, mesmo que eles não tenham vocabulário suficiente para expressar tudo o que sente ou mesmo que o assunto não seja de seu interesse. Ouça-o.
O mundo está louco por ouvidos. Muitos pagam para que sejam ouvidos por uma hora. AQUELES QUE NÃO QUEREM OUVI-LO NÃO TÊM O DIREITO DE ESTAR PRÓXIMOS DE VOCÊ. Reaja e responda ao que eles disserem. Não há nada como uma reação favorável dos pais. Todo momento é como um depósito bancário nas suas emoções. Invista em seus filhos.
4 – Conversa significativa. Fale sobre assuntos significativos para eles.
Fale, converse. Deus deu a você uma boca para que fale. Só não gosta de conversar quem não teve um bom ouvinte. Faça perguntas do tipo: quem é o seu melhor professor; quem é o seu melhor amigo; qual é a matéria de que mais gosta; do que você tem medo... Não há nada como uma conversa significativa. Converse sobre assuntos importantes para eles e não sobre qualquer coisa. Pense no que muda na perspectiva do seu filho quando você conversa com ele. Tenha conversas interessantes. Não há nada mais mortal do que gente desinteressante. Estude para ser uma pessoa que conversa bem. E lembre-se: algumas pessoas não são interessantes simplesmente porque não estão interessadas em você.
5 – Reconhecimento da diferença. Os filhos querem que reconheçamos sua diferença.
Os filhos precisam saber o que os torna diferentes das demais pessoas. Olhe para as diferenças dos seus filhos. Estude-os cuidadosamente. Analise suas habilidades e converse sobre elas, principalmente sobre as que mais importam. Amplifique sua diferença. Estude seus filhos como você estuda qualquer assunto, pois eles são o seu maior investimento. Por que investimento? Porque nada e nem ninguém pode causar mais satisfação do que os filhos. A reação dos seus filhos a você importa mais do que qualquer outra coisa no mundo. A capacidade que eles têm de gerar prazer é profunda. Não há nada como o prazer que um filho pode proporcionar.
Diga a seus filhos o que eles fazem que o agrada. Louve-os dez vezes mais do que você os disciplina. Faça-os se esquecerem de seus erros enfatizando os seus acertos. Quando se critica demais, os ouvidos se fecham. As pessoas que ferimos param de se mover em direção a nós, param de nos ouvir. Muitos usam a vara porque não querem entrar numa jornada de compreensão, de conversa. A dor não cria compreensão; cria medo. Fale sobre a vida deles, seus desejos, seus sonhos.
6 – Exposição à presença de Deus. Os pais devem levar os filhos à presença de Deus.
Exponha seus filhos à presença de Deus a todo momento: quando você estiver passeando, dirigindo, comendo, levando-os à escola. Por onde você for com eles, permita que estejam na presença de Deus. Exponha-os também à presença de sábios e de vencedores. Não há esperança para pessoas que não levam os filhos à presença de Deus. Façam com que se sintam confortáveis lá.
Considere a igreja como um grande investimento. O que você não conseguir fazer em casa, Deus fará na casa dEle, por isso a igreja é tão importante. Faça seus filhos irem à igreja com alegria, pois em Sua casa há restauração, renovação, cura, milagres. Em Sua presença os medos são dissipados, as dúvidas solucionadas, a fé é fortalecida. Lá o que Deus implanta em nós se torna acessível a outras pessoas. Leve seus filhos à casa de Deus.
7 – Prosperidade. Os filhos podem esperar que seus pais prosperem.
Os filhos têm o direito de esperar que os pais possam prover-lhe uma boa escola, bons livros, bons presentes, boa comida... Todo filho tem o direito de esperar que seus pais sejam prósperos. Dinheiro não é um enigma, um milagre, um mistério; é uma recompensa pela solução de problemas. Todo problema tem um valor monetário. O dinheiro não pode ser um assunto sem importância. Ele importa muito, pois pode proporcionar muitas coisas, realizar desejos, pagar experiências. Sem dinheiro, ninguém pode desempenhar com excelência a sua missão. O dinheiro pode alimentar, pode abençoar, pode ajudar a salvar vidas. O dinheiro não tem o poder de mudar quem você é, mas pode magnificar quem você é. Ele não é em si mesmo algo ruim. Ruim é não tê-lo. A sua família tem o direito de esperar que você seja próspero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário